História

Área:

603,254 km²

História

O surgimento de Aparecida do Rio Doce ocorreu de forma planejada. De acordo com dados da prefeitura, foi realizado um projeto de loteamento na Fazenda Paciência, pertencente a Sinval Nogueira Borges, aprovado pela Prefeitura de Jataí, em 17 de novembro de 1962 através do Decreto nº 101/62, e assinado pelo então prefeito Cylleneu França. Os motivos que nortearam o parcelamento dessa fazenda estavam ligados aos interesses econômicos na venda dos lotes, associados à intenção do proprietário em ver edificada ali uma pequena cidade, um sonho antigo.

Com a fundação da vila e construção da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, gradativamente foi se consolidando o assentamento dos habitantes no loteamento, situado às margens do Rio Doce, e atraídos principalmente pela pecuária e agricultura de subsistência. A rodovia BR-364, que liga São Paulo a Cuiabá, faz também a ligação viária entre as sedes de vários municípios da região, como Jataí, Mineiros, Cachoeira Alta e São Simão. Por atravessar a Vila Aparecida do Rio Doce, a rodovia se mostrou como o principal vetor do desenvolvimento do vilarejo.

Através da Lei Estadual nº 7.444, de 30 de novembro de 1971, a vila é elevada a distrito. Ganhou sua autonomia através da Lei nº 11.402, de 16 de janeiro de 1991, desvinculando-se de Jataí, e surgindo, a partir desse dia, o município de Aparecida do Rio Doce.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Aparecida do Rio Doce, pela lei estadual nº 7444, de 30-11-1971, subordinado ao município de Jataí. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Rio Doce, figura no município de Jataí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.  Elevado à categoria de município com a denominação de Aparecida do Rio Doce, pela lei estadual nº 11402, de 16-01-1991, desmembrado de Jataí. Sede no antigo distrito de Aparecida do Rio Doce. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. O município possui uma área de 602,3029 km quadrados e pertence a Mesorregião Sul Goiano e microrregião do Sudoeste de Goiás. Tem as seguintes coordenadas geográficas: 51,145° de Longitude e 18,229° de Latitude. O município faz aniversário em 17 de novembro.

Fonte: IBGE